segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Experimentando as delícias de Roma

Gelatto de chocolate e morango. Huummm...

Cigarette. Arghhhhh...


Agora é sério, rs. Roma comandou um vasto império romano e tornou-se o centro do mundo cristão. O legado dessa história está nas ruas. Um museu a céu aberto.

Vaticano - No séc. 2 foi erguido u m santuário sobre o túmulo de São Pedro. A primeira basílica foi encomendada por Constantino. Ficou pronta em 349. Em ruínas no séc. 15, foi substituída por outra basílica iniciada pelo papa Júlio II, também adorador das artes. Levou um século para ficar pronta. É formada por várias capelas. Na primeira está Pietá, de Michelângelo. Sem contar a Capela Sistina, as Salas de Rafael, os museus, a biblioteca, a pinacoteca, a Praça São Pedro...


Praça São Pedro e rio Tibre vistos do Castel Sant'Ângelo. Tivemos a sorte de pegar o por do sol lá. O castelo foi construído para ser mausoléu do imperador Adriano. Desde então foi cabeça de ponte para as mulralhas da cidade do imperador Aureliano, cidadela medieval, prisão e abrigo para papas em período de guerra.



Visitamos vários lugares: a Piazza Navona (a da fonte com os Deuses que personificam os rios Nilo, Prata, Ganges e Danúbio), o Pantheon (templo de todos os Deuses, mas que os cristãos acabaram transformando em igreja que hoje abriga vários túmulos, como o de Rafael), o Palatino (passamos o dia tentando identificar as ruínas e recompor o cenário da aristocracria romana), a Fontana de Trevi (fizemos pedidos e jogamos a moeda na fonte de Netuno), Bocca della Veritá (assim como nas telas do cinema, arriscamos falar a verdade e, por sorte, a mão não foi engolida. Ufa!), o Capitólio (sede do governo, foto) e por aí vai.


Uma boa surpresa foi o Mercado de Trajano. Pode-se andar ali à vontade para conhecer as ruínas das mais de 150 "lojas" que vendiam desde sedas e especiarias do Oriente Médio a peixe fresco, frutas e flores, além do Fórum de Trajano. O museu apresenta ainda um material que recompõe o dia a dia efervescente da época. Muito bom.

Já esperávamos muito do Coliseu (Colosseo) e, ainda assim, ele superou as nossas expectativas. Fascinante ver o palco de lutas de gladiadores, animais selvagens, teatro... atrações oferecidas pelos imperadores e ricos para plateia de mais de 55 mil espectadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário