Grapa
Pizza com vino
Gellato
Chegamos no fim da tarde e fomos caminhar ao longo do rio Arno até a Ponte Vecchio, a mais antiga da cidade. É de 1.345 - O Brasil nem tinha sido "descoberto". Foi a única ponte que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. Muitas lojas pitorescas, muitas curiosidades por ali. Uma delas: em frente à Galleria degli Uffizi casais trancam "cadeados do amor" e jogam a chave no rio Arno para manter o sigilo de seus sentimentos. A tradição, levada para Roma, foi imortalizada em livro e levada às telas do cinema. Amigos cinéfilos, me indequem o filme... Help, Paulinho!! Por falar na sétima arte... rodar a Toscana de carro é rever cenários cinematográficos. Paisagens realmente inspiradoras.
Flagramos uma fiorentina carregando um falcão (águia, sei lá) no braço.
Duomo de Santa Maria del Fiore é o ponto mais alto da cidade. Vencer a escadaria não é nada fácil. Ufa! Mas, vale o esforço. A pintura interna do Duomo retrata o inferno, a terra e o céu. Ficamos um bom tempo tentando desvendar o que existia entre o cruel e o celeste. E a vista... ai, ai.
Mais arte. Adoro! Na Galleria dell'Academia o queixo caiu mais uma vez quando vimos a colossal estátua de mármore de Davi, o herói bíblico que matou o gigante Golias e fez de Michelângelo, então com 29 anos, o escultor mais famoso de seu tempo. Uma cópia está na Piazza della Signoria. Também vimos a estátua de Davi, dessa vez em bronze, de Donatello no museu Bargello. Adoro deuses... e lá "encontrei" Mercúrio (Giambologna) e Baco (Michelângelo). No Palazzo Vecchio, mais heróis romanos, como Judite e Holofernes, de Donatello (Foto). Nossa, são muitas pinturas... ainda nem falei de Ticiano, Botticelli, Leonardo da Vinci, Raffaello. Meu Deus... vi "O Duque e a Duquesa de Urbino", os painéis de Piero della Francesca, um dos primeiros retratos renascentistas... o famoso duque do nariz quebrado!!! Conhecer Florença a fundo exige muitos dias... e que dias, hein.
A cópia de Davi de Michelângelo na Piazza della Signoria. Não deixam fazer foto na original que vimos na Galleria dell'Academia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário