sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Banco do Brasil quer assinatura de cônsul do Brasil na Espanha para validar senha de cliente no exterior

A senha de um dos meus cartões de crédito internacional foi bloqueada em Portugal. Ainda não sei o motivo. Liguei no número indicado, já na Espanha, e falaram para eu procurar uma agência. Quando perguntei o endereço desligaram o telefone. Mandei e-mail com o questionamento. Eis a inacreditável resposta com o pedido de uma procuração.

"Repassamos procedimentos para acolhimento de procurações:

- deve ser enviada a original do documento;

- o original não pode ser plastificado;

-Se emitida em Consulado Brasileiro: deve conter assinatura da autoridade consular brasileira no país em que foi emitida;

- se emitida em cartório no exterior, observe:

- autenticação pela autoridade consular brasileira no país em que foi emitida;

-A procuração será enviada, pela agência, ao Ministério das Relações Exteriores - MRE, para autenticação da assinatura do representante consular brasileiro, somente surtindo seus efeitos após essa validação.

O artigo 2º do Decreto 84.451, de 30/01/1980, dispensa a legalização das assinaturas originais dos cônsules do Brasil, em documentos de qualquer tipo. Não há, no entanto, proibição legal que impeça o Banco de verificar a autenticidade das assinaturas dos cônsules junto ao Ministério das Relações Exteriores – MRE.

Esclarecemos ainda que tais procedimentos visam agregar maior segurança ao processo, tanto para o Banco quanto para nossos clientes envolvidos.

Atenciosamente,

Banco do Brasil S.A.

Ag. Nova Suíça - MG"

Conclusão: Não deixe de viajar com o seu Visa Travel Money (VTM). Contar exclusivamente com o seu cartão bancário é uma fria. Se for o burocrático Banco do Brasil, a situação se agrava exponencialmente. Poxa, precisar da assinatura do cônsul no exterior e ainda ter que esperar a agência conferi-la no Ministério das Relações Exteriores parece brincadeira. Brasil sil sil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário