sábado, 8 de janeiro de 2011

Bruxelas, chocolate e cerveja

Bruxelas é uma cidade que oferece uma combinação perfeita para mim e o Mateus: chocolate e cerveja. Tivemos a sorte de chegar alguns dias antes do Natal. A decoração da capital belga é encantadora. Na Grand Place, principal praça, o gótico Hôtel de Ville ganha jogos de iluminação que emocionam até mesmo os mais grandinhos.


Uma curiosidade de Bruxelas é o Manneken Pis: uma estátua de um menino fazendo xixi, considerada uma das principais atrações da cidade. Ok! diz a lenda que no século 12 o filho de um duque foi pego urinando em uma árvore, bem no meio de uma batalha, fato celebrado em bronze como símbolo da coragem militar. E tem mais. Em 1968 um governador da cidade providenciou uma série de trajes para vestir a estátua, dando início a uma tradição. Chefes de Estado em visita ao país costumam presentear o Manneken Pis com miniaturas de trajes típicos. O Musée de la Ville apresenta uma coleção de pelo menos 650 roupas. Exagero? Uma vantagem de se visitar a pequena estátua é que a rua onde ela está é repleta de chocolaterias. Huummm!


Palais Royal, Parlamento Europeu e o Parc du Cinquantenaire são imperdíveis, mas não pudemos explorá-los tanto quanto queríamos por conta da neve e do curto tempo. Tínhamos a missão de desvendar Waterloo, onde Napoleão e seu exército foram derrotados pelas tropas do duque de Weellington, em 1815. Na foto, Mateus subindo as escadarias do Butte du Lion, colina artificial feita para sustentar o monumento no exato local onde o príncipe da Prússia, futuro rei holandês, foi ferido durante a batalha.

2 comentários:

  1. Olá casal, como vocês estão. Saudades mandem notícias. Eu e Eliane estamos acompanhando e nos deliciando com a grande viagem, parabéns está muito bom. grande beijo. Rodrigo.
    email:drrodrigosimoes@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pá feliz aniversário lembrei dele tá, mas tava com dificuldades para postar aqui, enfim... hehehe.

    ResponderExcluir